top of page
  • Foto do escritorextensaointerupe

Cactos e a sua importância para o Semiárido nordestino: Propriedades Medicinais.

As espécies cactáceas, são utilizadas como plantas medicinais e alimento para animais, são de grande relevância social, cultural e medicinal.

Os cactos são, dentre tantas espécies que há na Caatinga, os mais abundantes. Eles trazem consigo um conjunto de benefícios, tais como econômicos, ecológicos, por meio da manutenção do próprio bioma da Caatinga, e terapêuticos, em destaque funções terapêuticas presentes nas espécies Cereus jamacaru e Tacinga inamoema.


Trabalho realizado pelos estudantes: Ayslane Barros, Beatriz Xavier, Emanuela Rodrigues, Kiane Belfort, Ana Karolynne, Maria da Silva Santana, Micaella Terezinha.


São adaptados ao clima quente e seco do Nordeste, e possuem células especializadas em armazenar água, facilitando a sua sobrevivência na ausência de chuvas (DETTKE et al., 2008). Possuem diversificada riqueza de nutrientes, minerais e vitaminas, sendo estes presentes nas suas raízes, caule, flores, frutos, polpa e interior.

As espécies citadas são altamente benéficas e é válido ressaltar quais partes delas devem ser utilizadas para tratar determinada doença, seja por meio de infusão (chás), in natura (no caso do fruto, ingerido naturalmente) ou através de polpas ou frutos.

As espécies cactáceas, utilizadas como plantas medicinais e alimento para animais, são de grande relevância social, cultural e medicinal, pois apresentam propriedades vitamínicas e antioxidantes, que ajudam no tratamento de problemas de saúde.


Veja matéria completa no site:


6 visualizações0 comentário
bottom of page